"Oi Leandro. Em virtude dos comentários a respeito da transformação do Super Vê para Fórmula 2 com motor VW AP aí vai uma sequência de fotos que consegui reunir rapidamente para esclarecer os comentários. O Aloísio Adib foi quem desenhou a carenagem, as transformações de chassi, motor e suspensão ficaram a cargo do Eng. Jorge Martinewski e do José Laênio. Os três tipos de spoiler dianteiro foram testados para achar o melhor equilíbrio do projeto. Abraços a todos, Chico."











Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli.
13 comentários:
Esse Ricard era uma bebida alcoolica. Nao lembro se era um 'biter' ou o que era.
Lembro da Equipe Castrol-Ricard, de 1979. O outro piloto era o Elvio Divani, acho. Destaque-se também o #17, um Polar modificado do piloto Vital Machado, um carro-asa (seguindo a tendência da época)na FVW1600 brasileira.
Caranguejo
O Circuito de Paul Ricard foi construido na época da proibição da propaganda de bebidas alcoólicas na França. Como já foi dito, Paul Ricard era uma bebida, por isso faziam a piblicidade "Circuit de Paul Ricard".
Paulo Schütz
Buenas!
Ricard é um "bitter".
Abraço
Pedrão-SMO (abaixo de água)
O Polar do Vital Machado foi o pri
meiro carro-asa a competir no Brasil. Sua "saia" era móvel como
os F-01 da época.
Aloisio Adib
Que carro bonito!
A foto tomada de cima do carro desmontado é sensacional, mas de arrepiar pela falta de segurança.
Os pilotos e preparadores buscavam inspiração nos F1 da época. Nas fotos dá pra ver alguma coisa de Ferrari, McLaren, Brabham, junto com idéias próprias. Hj a maioria das categorias são monomarcar, inibindo a criatividade.
Abç
Júlio
Ste. Ricard, uma espécie de Bitter, um vermute, como Campari ou Cinzano, também foi patrocinadora de pilotos de moto como Edmar Ferreira e Walter "Tucano" Barchi nos anos 70.
Não sei se estou fazendo confusão.
Mas lembro de ter visto ainda es carro novo(polar modificado)do Feoli com o bico do polar original.
Não estive presente mas soube que o F. Feoli andou testando essa con
figuração. Valeu a lembrança!...
Aloisio
O Polar do Vital Machado tinha suspensão dianteira (molas e amortecedores) embutidos no nariz (in-board). Este foi o carro do Nelson Piquet que fez a adaptação e assim vendeu para o Vital quando foi para a Europa. Acho que era o único com esta suspensão. Mais tarde o Vital desenvolveu a "asa". O carro sempre foi muito competitivo e o mecanico chefe era o Celestino, que ficou com o Vital até ele parar.
desculpe mas alguém ai sabe me dizer que fim deu no pilotp Vtal Machado?
Carro da Ricard piloto Luis Moura Brito
Postar um comentário