A turma foi rápida na identificação do local do último Desafio. Realmente era em Rio Grande, durante disputa da prova 3 Horas de Estreantes, no dia 03 de Novembro de 1968. O piloto em questão era Valdir Melatti, de Bento Gonçalves e pelo que consta, obteve a 3ª colocação em sua classe naquela prova.
De acordo com o também bento-gonçalvense Carlos Giacomello (responsável por dividir as informações do piloto com o blog), a história de Valdir Melatti no automobilismo iniciou-se em 1965, com as disputas em quilometro de arrancada, muito comuns pelo interior do estado naquela época. As participações em corridas pelas estradas e circuitos de rua vieram a seguir.
Como principais resultados, destacam-se a participação na prova para Estreantes denominada 50 Milhas de Cachoeira do Sul, na qual classificou-se na 10ª posição. Entre os primeiros colocados encontravam-se nomes como Ênio Sandler, Fernando Esbroglio, José Madrid, Elcio Prolo, entre outros. Em Maio de 1969 venceu a I Prova Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na categoria Estreantes até 1600 cc. Na segunda colocação ficou Rogério Koch, no Corcel #115, que recentemente foi tema aqui do blog. Nas imagens abaixo é possível ver o VW #39 recebendo a bandeirada e logo após o piloto recebendo o troféu de campeão das mãos de José Carlos Steiner. Melatti participou também da prova que inaugurou a Rodovia Presidente Kennedy (Estrada da Produção), entre Lageado e São José do Herval, no dia 27 de Julho de 1969. Na classe de 1301 a 1600 cc, finalizou em 6° lugar, atrás de nomes conhecidos como "Nico" Monteiro, Vitório Andreatta e Lino Reginatto.
Valdir Melatti registrou outras participações no final dos anos 60 como na inauguração do Autódromo de Guaporé (pista de terra). Chegou a competir em Tarumã em uma prova, mas depois se concentrou nos quilometros de arrancada, permanecendo na ativa, como piloto até 1974. Também teve destacada atuação como dirigente. Foi o fundador da ABA, Associação Bento-Gonçalvense de Automobilismo em 1968, sendo também seu primeiro presidente. Naquele período agiu junto aos órgãos políticos, ajudando a promover as provas em estradas bem como a construção do Autódromo de Tarumã.
Abaixo mais algumas da trajetória do piloto nas competições.
De acordo com o também bento-gonçalvense Carlos Giacomello (responsável por dividir as informações do piloto com o blog), a história de Valdir Melatti no automobilismo iniciou-se em 1965, com as disputas em quilometro de arrancada, muito comuns pelo interior do estado naquela época. As participações em corridas pelas estradas e circuitos de rua vieram a seguir.
Como principais resultados, destacam-se a participação na prova para Estreantes denominada 50 Milhas de Cachoeira do Sul, na qual classificou-se na 10ª posição. Entre os primeiros colocados encontravam-se nomes como Ênio Sandler, Fernando Esbroglio, José Madrid, Elcio Prolo, entre outros. Em Maio de 1969 venceu a I Prova Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na categoria Estreantes até 1600 cc. Na segunda colocação ficou Rogério Koch, no Corcel #115, que recentemente foi tema aqui do blog. Nas imagens abaixo é possível ver o VW #39 recebendo a bandeirada e logo após o piloto recebendo o troféu de campeão das mãos de José Carlos Steiner. Melatti participou também da prova que inaugurou a Rodovia Presidente Kennedy (Estrada da Produção), entre Lageado e São José do Herval, no dia 27 de Julho de 1969. Na classe de 1301 a 1600 cc, finalizou em 6° lugar, atrás de nomes conhecidos como "Nico" Monteiro, Vitório Andreatta e Lino Reginatto.
Valdir Melatti registrou outras participações no final dos anos 60 como na inauguração do Autódromo de Guaporé (pista de terra). Chegou a competir em Tarumã em uma prova, mas depois se concentrou nos quilometros de arrancada, permanecendo na ativa, como piloto até 1974. Também teve destacada atuação como dirigente. Foi o fundador da ABA, Associação Bento-Gonçalvense de Automobilismo em 1968, sendo também seu primeiro presidente. Naquele período agiu junto aos órgãos políticos, ajudando a promover as provas em estradas bem como a construção do Autódromo de Tarumã.
Abaixo mais algumas da trajetória do piloto nas competições.
Antes de encerrar, registro aqui o meu agradecimento ao Carlos Giacomello pelas informações obtidas junto ao Valdir.
Fonte das imagens: arquivo Valdir Melatti.
Fonte das imagens: arquivo Valdir Melatti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário