Sempre admirei muito o Soldan como piloto. Ele é um daqueles que está na minha lista de "carnes de pescoço". Soldan fez história no automobilismo nacional. Entre títulos e vitórias por todo o país, foi com o incentivo dele que a antiga equipe Glitz pode oferecer à imprensa para demonstração, o primeiro carro de competição turismo de série alimentado exclusivamente com álcool hidratado, feito esse que ocorreu no primeiro semestre de 1979, antecipando-se aos projetos apresentados logo em seguida à homologação do novo combustível. Soldan foi o vencedor da primeira prova realizada com carros movidos à álcool em Jacarepaguá em Setembro daquele mesmo ano. Outro lance de pioneirismo foi a apresentação do primeiro motor turbo comprimido movido exclusivamente à álcool que foi utilizado em um Fiat 147 da categoria Divisão 3 em 1980.
Passei alguns dias levantando informações sobre a carreira dele. Não sei se todas estão corretas, mas dá pra ter uma boa idéia.
Passou pela escola de pilotagem do Cláudio Mueller.
Campeão Gaúcho de Turismo Divisão 1 em 1974 com Dodge 1800.
Campeão Gaúcho de F-Ford em 1976.
Terceiro colocado no Brasileiro de F-Ford em 1976.
Participou do torneio Townsend Thoresen de F-Ford na Inglaterra em 1977.
Vice-campeão do Gaúcho de Fiat 147 em 1978.
Campeão Gaúcho e Brasileiro de Fiat 147 em 1979.
Vice-campeão do Brasileiro de F-Ford em 1980.
Terceiro no Brasileiro de F-Ford em 1981.
Campeão Gaúcho de Marcas em 1991 em dupla com Egon Herzfeldt.
Tri-campeão das 12 Horas de Tarumã em 1988, 95 e 98.
Selecionei algumas imagens que tentam resumir a carreira dele. Publicarei as primeiras hoje e termino amanhã com aquelas da década de 80 em diante.









Fonte das imagens: Revista Grand Prix, enviada pelo Júlio Cordeiro, arquivo Paulo Trevisan, Anuários Fiat, Revista Quatro Rodas.
3 comentários:
Há o campeonato de 1975, divisão 1 com um chevette. Os anos de 74, 75 e 76, foram os primeiros de Neco Viola como preparador, e foram 3 títulos conquistados.
Bom dia,
Estou procurando por um colega de escola. o Jindra Kraucher e achei algo sobre ele no seu blog. Teria como me arrumar o email dele para que eu entre em contato? O Meu nome é Veronika Stilck e o meu email franca.stilck@uol.com.br.
Desculpe pelo apelo, mas teremos um encontro de nossa classe e ninguém acha o Jindra.
Grata
Veronika
Fiatzinho revivido pelo Mauro Weck, hoje correndo com a réplica do #9 Glitz, na época do Hoerlle, hj preparado pelos próprior irmãos, fera em Fiat.
Postar um comentário