sábado, 7 de junho de 2008

Enchia nossos autódromos

Essa última semana foi especialmente gratificante para com esse amigo que vos escreve. Depois de algum tempo, consegui reunir muitas imagens e informações sobre o meu amigo Ricardo Trein, que como viram, tem muita história para contar. O que publiquei aqui ao longo desses últimos dias é apenas uma amostra do que ele guarda consigo, muito bem organizado por sinal.

Já devo ter dito aqui que apreciava muito as corridas da Hot Car, do início dos anos 80, categoria contemporânea da Divisão 3, que muito sucesso fez no Brasil na década de 70. Os carros envenenados, com visual bastante modificado, paralamas largos e um ronco bonito são lembranças da minha infância.

Com as imagens do Ricardo pude conhecer um pouco mais sobre a história da Divisão 3. Ver todos aqueles Fuscas que voavam baixo no Tarumã me trouxe muita alegria. Mas essa alegria seria intensificada na última Quarta, quando encontrei um velho amigo do meu pai e que com o qual estava tentando um contato há algum tempo. O nome dele é a resposta do último Desafio, que desta vez ninguém acertou. Falo do ex-piloto Joel Antônio Echel que competiu nos anos 70 e início dos 80 nas categorias Divisão 3 e Copa Fiat 147. Era dele o Fiat 147 # 26 do último Desafio. Aquela imagem era de 1980. Alguém chegou a comentar que seria o Luiz Carlos Ribas. Chegou perto, pois os dois correriam pela mesma equipe no ano seguinte.

Joel é um dos primeiros pilotos dos quais lembro, pois quando eu tinha uns quatro ou cinco anos de idade, nossa família ia com frequência ao Tarumã. Naquela época Joel corria nos Fiats e meu pai me incentivava a torcer por ele. Eles eram colegas no Rotary Club da cidade de Alvorada, onde ambos trabalhavam. Pois na última Quarta encontrei o Joel e conversamos algum tempo sobre as corridas, das quais ele está longe há muitos anos. Ele me mostrou dois enormes álbuns de fotos que ajudam a contar a trajetória dele nas pistas. Para a minha felicidade ele me emprestou esse material e poderei publicar muito dessa história ao longo dos próximos dias, semanas, etc. Há material para muito tempo, um belíssimo retrato de um automobilismo que enchia os nossos autódromos.

Ainda estou em contato com ele para saber mais sobre sua carreira. Nos próximos dias devo publicar muitas imagens. Hoje, para não deixar ninguém esperando, trouxe essa aí embaixo. É da prova 500 Km de Tarumã de 1972. Joel e o irmão Edgar conquistaram o segundo lugar na classe, com esse Fusca #36 preparado por Ovídio Pelegrini. A foto é do Tala Larga. Vejam a quantidade de pessoas assistindo! Belo trabalho do fotógrafo "Pé Frio". Já falei dele por aqui, eu acho, mas ninguém deu notícias.

Fonte da imagem: arquivo Joel Echel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Sanco !

O Heitor "Pé Frio" morreu faz tempo , no começo dos anos 80 .

Teve um infarte fulminante , aquí em São Paulo .

Você sabe que êle éra gaúcho ?


Um Abraço

Mike