Em uma prova o Voltaire estava andando colado no Joel, mas não conseguia ultrapassá-lo. Detalhe importante, a chave geral do carro do Joel ficava no meio do painel. Quando eles estavam saindo da curva do Tala Larga, feita em terceira marcha e com o Voltaire quase que entortando os escapamentos do motor do Fusca vermelho, o Joel, depois de esticar o que pudesse, foi passar a quarta e involuntariamente acabou batendo na chave geral que desligou o motor. Imediatamente ele percebeu o acontecido e conseguiu religar e continuar na prova normalmente, mas ao olhar pelo espelho retrovisor viu o Fusca amarelo do Voltaire rodando sem parar. Obviamente, ao término da prova o Voltaire foi até o box do Joel para pedir explicações. Nada que uma conversa não resolvesse, afinal nenhum piloto desligaria seu carro para se prejudicar...
Abaixo mais uma sequência de imagens, algumas mostrando o duelo entre os dois pilotos. Um detalhe me chamou a atenção na primeira. O #74 do Voltaire corria com um banco original (!). Em todos era assim? Eu sinceramente não sabia disso. Outro detalhe, no carro dele havia os dois bancos. Será que era para levar o Carmelo para dar umas voltas? Outra coisa que vi foi que não havia barra de proteção lateral. Será que era assim em todos os carros? Quantas perguntas...
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Fonte das imagens: arquivo Joel Echel.
5 comentários:
Leandro ! Que preciosidade seu material ! Para quem curte o automobilismo gaúcho é uma delícia.
Aproveitamos para divulgar o blog do PitStop.com:
http://pitstopcom.blogspot.com
É uma parceria entre o Matz (Carlos Frederico Matzenbacher) e o McCoy (Paulo Lava)Um abç e obgdo
Aí Sanco
Esta série do Joel Echel tá show de bola. O 73 jogava duro mesmo. Quanto as suas dúvidas. Os carros q eu vi nos boxes - quando a gente conseguia um furinho - tinham sto. antônio ao gosto do freguês. Geralmente eram ao estilo dos bugues. Somente atrás e acima do piloto, e os bancos também. Geralmente eram uma conchinha, de bugue ou kart, sem proteção para pescoço. Cinto de segurança, acho q a maioria usava os normais de rua.
Abs
Júlio
Isso dos bancos é interesante, pois, até não sei que ano, eram obrigatórios os dois bancos na frente, muita gente com o original, alguns com os conchinhas, fabricados por duas empresas de Porto Alegre, sendo que na Divisão 1 eram obrigatórios os originais, inclusive o traseiro.
Os cintos, para melhorar, eram colocados concomitantemente, um abdominal e um transversal. Em 74 começamos a usar, no dodginho do Soldan, um modelo de 4 pontas artesanal, feito com suportes de prateleiras, costurados por sapateiro, mas que foi bem eficiente. Alguns tinham cintos importados, mas eram poucos.
Paulo Schütz
Esse fuscas divsão 3 são muito show...
O que um bom post. Eu realmente gosto de ler esses tipos ou artigos. Eu não posso esperar para ver o que os outros têm a dizer.
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