Com o acidente de Ricardo Trein no Festival do Álcool em 1979 o Fiat 147 ficou destruído. Uma pena, pois o carro tinha somente 400 km rodados, foi tirado zero km, só para competição. Sem maneira de recuperá-lo, a alternativa foi abandonar o esporte temporariamente.
Sete anos depois, em 1986, o Rio Grande do Sul despontava no cenário nacional com um campeonato que se tornava referência no país, o Regional de Turismo. A cada prova o número de pilotos e equipes interessadas aumentava e assim Ricardo adquiriu um Escort que pertencera ao Alex Dias Ribeiro, que era piloto oficial da Ford no Brasileiro de Marcas de 85. O carro foi ajustado para o regulamento do Regional, onde era mantido mais original, e assim começou o ano correndo a primeira prova com o Cezar Ramos. Ficaram em quarto lugar debaixo de muita chuva. A segunda com o Flávio Pilau, a terceira com a Maria Cristina Rosito e daí para a frente com o Luiz Carlos Ribas. As imagens abaixo mostram uma sequência de imagens daquele ano, nas pistas de Tarumã e Guaporé.
Sete anos depois, em 1986, o Rio Grande do Sul despontava no cenário nacional com um campeonato que se tornava referência no país, o Regional de Turismo. A cada prova o número de pilotos e equipes interessadas aumentava e assim Ricardo adquiriu um Escort que pertencera ao Alex Dias Ribeiro, que era piloto oficial da Ford no Brasileiro de Marcas de 85. O carro foi ajustado para o regulamento do Regional, onde era mantido mais original, e assim começou o ano correndo a primeira prova com o Cezar Ramos. Ficaram em quarto lugar debaixo de muita chuva. A segunda com o Flávio Pilau, a terceira com a Maria Cristina Rosito e daí para a frente com o Luiz Carlos Ribas. As imagens abaixo mostram uma sequência de imagens daquele ano, nas pistas de Tarumã e Guaporé.
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Ricardo ainda lembra que na última hora da prova quase todos os Escorts que participavam da corrida tiveram problema semelhante.
Em 1987 Ricardo correu todo o campeonato com o Antônio Sartori. O ano começou bem com um segundo lugar já na primeira prova, demonstrando o entrosamento da dupla, bem como a excelente preparação do carro pelo "Zé" Laênio. Com o acidente do Sartori na curva 1 em Tarumã (veja essa história aqui), onde a equipe teve de montar um carro praticamente novo e que nunca ficou bom como o anterior, Ricardo Trein e Antônio Sartori acabaram perdendo um campeonato que estava fácil para eles. Acabaram terminando o campeonato apenas na quinta posição. Com o término da temporada de 87, Ricardo parou de competir definitivamente. Abaixo duas imagens daquela temporada.
Ricardo ainda dá suas aceleradas na Fórmula Classic, mas isso já é assunto para um outro post.
Fonte das imagens: arquivo Ricardo Trein.
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