sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A origem do Gaúcho de Opalas

Quando falei dias atrás da origem da Turismo 5000, lembrei também que a categoria Opalas fora igualmente originária da Estreantes e Novatos. Isso aconteceu em 1981. Naquele primeiro campeonato, que era chamado de "Stock Cars", participaram pilotos como Darci Benini, Antônio Jorge Schilling, Hélio Figueiredo Neves, David Friedrich, Sílvio Bezerra Neto, Henrique João Damo, Paulo Bertuol, Jorge Litwinczuk e João Clênio de Campos, este último, pelo que consta, o primeiro campeão da categoria.

O único registro que tenho após 81 é que o piloto de Novo Hamburgo, Romaldo de Souza obteve o título do campeonato de 86. Em 87 o título do campeonato ficou sub júdice em função de um grande número de protestos ao final do campeonato e não tenho o registro do campeão.

1988 foi um ano de muitas disputas e teve como campeão o caxiense Gentil Sonaglio e como vice o também caxiense Eduardo de Freitas.

Abaixo três imagens da largada da segunda bateria de uma etapa de 88 (provavelmente a terceira).
No grid é possível identificar o #69 Gentil Sonaglio (Equipe Sulcromo), #91 Eduardo de Freitas (Motel Chaparral), #72 Paulo Bertolin (Inducalca), #90 Luiz Gustavo Lazzari (Motel Chaparral), #28 Vianei Pereira (Termus), #67 Sérgio Konarzewski (Strassburger), #8 Romaldo de Souza (KF), #88 César Matias (Capotas Cabral), #92 Gilberto Cechin (Motel Chaparral), #10 Sílvio Faturi (B.G. Veículos), #86 Hélio Michel (Metalatex), #19 Jorge Litwinczuk (Golden Cross), #11 Darci Marini (Rinaldi) e #12 Darci Benini (Meber).

Naquele campeonato ainda correram: Paulo de Souza, Rodyvan Moller, Altamir Mabília, José Pedro Moraes, José Ferrari, Ênio Dolfini, Lauro Tessaro, Dionir Magalhães e Joel Castilhos.


O campeonato viveu anos de sucesso até o final dos anos 90, quando passou a correr junto da categoria Força Livre em função do pequeno grid e teve seu encerramento decretado anos mais tarde. Em breve, mais histórias do Gaúcho de Opalas.

2 comentários:

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara disse...

Este tipo de corrida sempre tem um risco muito grande, eu acho que deve ser assegurada por instituições de qualidade, como o golden cross para garantir que você tenha uma boa resposta