Essa para mim é novidade. Alguém lembra da revista Grand Prix, que circulou durante uns dois ou três anos lá por meados dos anos 70?
Quem desenterrou esta foi o Júlio Cordeiro. Ele manda uma raridade daquelas de ficar olhando e analisando todos os detalhes. "Era só sobre corridas de carros e motos, em nível internacional, nacional e regional, semelhante à Racing atual, porém tinha um papel de excelente qualidade e vinha com um pôster na página central. Nas últimas páginas, havia reportagens dos campeonatos regionais", disse o Júlio.
Ok, vamos lá: etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo Nacional, categorias Divisão 1 e 3. Os nomes que foram citados na matéria são os seguintes: João Roberto Schmidt e Brasílio Terra (Maverick), e Marino Schunk (Opala 250S), na D1 e Bruno D'Almeida, Fernando Moser e Maurício Rosemberg (VW)e Raffaele Rosito (Brasília)na D3.
Na imagem da D1 o Júlio identificou o Marino Schunk no Opala à direita, provavelmente Walter Soldan ao centro no Dodge 1800 e o Brasílio Terra no Maverick à esquerda. Na imagem da D3 é possível ver em primeiro plano o Fusca (vermelho e branco)#73 do Maurício Rosemberg. A Brasília (verde)que está colada nele é do Raffaele Rosito. À esquerda Janjão Freire no Fusca #47. Mais atrás o #3 (laranja)do Cláudio Muller. Ao fundo o Fusca branco pilotado pelo Júlio Renner (essa quem ajudou foi o Fernando Esbroglio, que havia corrido com o carro até o ano anterior). Ao lado deste, o Fusca (talvez #72) do Aroldo Bauermann.

Disse o Júlio: "O Rosemberg corria com este Fusca, um ano antes, na D3 até 1300cc, onde predominava o Corcel. Em seguida reformou o Fusca passando para 1600cc, para ficar como na foto. As corridas da D1 e Estreantes eram bem legais, pois os caras andavam com os carros na rua e já iam treinando para a corrida. Na época, nosso ídolo - da turminha - era o Shimitão, que corria com um Maverick e andava pelo nosso bairro - Floresta e Moinhos de Vento - acelerando com a descarga direta. O Egon acelerava nas ruas, um DKW 2 portas, ex de corrida."

Na imagem, Muffato e a estréia do seu chassi Muffatão motor Passat, em Cascavel, 1981, durante etapa da Fórmula 2.


No grid é possível identificar o #69 Gentil Sonaglio (Equipe Sulcromo), #91 Eduardo de Freitas (Motel Chaparral), #72 Paulo Bertolin (Inducalca), #90 Luiz Gustavo Lazzari (Motel Chaparral), #28 Vianei Pereira (Termus), #67 Sérgio Konarzewski (Strassburger), #8 Romaldo de Souza (KF), #88 César Matias (Capotas Cabral), #92 Gilberto Cechin (Motel Chaparral), #10 Sílvio Faturi (B.G. Veículos), #86 Hélio Michel (Metalatex), #19 Jorge Litwinczuk (Golden Cross), #11 Darci Marini (Rinaldi) e #12 Darci Benini (Meber).


Na sequência com os comentários do Luiz: foto 1 - Amedeo Ferri é o pole, com Henrique João Damo (de Frederico Wetphalen) em 2° no grid. Será que é o Clóvis de Moraes (de costas) dando assistência ao Damo?; foto 2 - Largada, veja que o #70 (Jayme Fiqueiredo) queimou a largada, pois já está bem à frente dos demais. Veja o número de pessoas à margem da pista. Anos mais tarde, nesta linha de chegada, dois monopostos da FFord se chocaram, atropelando um diretor de prova que dava a bandeirada, Ivo Telmo Schmidt. Desde então, o procedimento passou à torre; foto 3 - FFord #16 (Rommel Pretto, de Encantado) persegue #70 (Jayme Fiqueiredo, do Rio de Janeiro); foto 4 - Henrique Damo, além de pilotar bem, tem uma usina e se mantém à frente de Amedeo Ferri. O #51, não tenho certeza, seria do goiano Cairo Fontes.
Descida da reta após o Túnel em direção ao Radiador... que bela imagem.




Ver o Egon em ação nas pistas e ir para casa com um sorriso no rosto exclamando "valeu o ingresso" era algo muito comum naquela época.
Fleck / Figueiredo após longo tempo liderando a Classe A terminaram a prova em segundo lugar.
Registro do Jornal Folha da Tarde sobre o retorno dos gaúchos (Fleck, Nygaard, Reolon) a Porto Alegre.









Começo hoje e amanhã com o Ronaldo Ely e na sequência vem o Alemão Egon. 





É de 1991 em Tarumã, das categorias Júnior e Júnior Menor. É meio estranha, pois não é comum ver os pilotos correndo em direção aos karts assim. Na verdade isso foi apenas uma foto para o Jornal Zero Hora, que fazia uma boa cobertura das provas na época. 






