sábado, 17 de maio de 2008

Mão na graxa

Na última Quarta falei sobre o livro "Loucos por Velocidade", que registra a trajetória dos pilotos da cidade de Encantado. Pois, conforme uma expressão muito utilizada aqui no Blog, que diz que uma história puxa a outra, hoje trago algumas imagens de um cara lá daquela cidade que também deve ter muita história para contar. O nome dele também consta do livro, porém as imagens que publicarei não. Trata-se do Marcelo Cé, ex-piloto de Motocross, que já apareceu por aqui naquela famosa história do Jorginho Cé Moreira e o Corcel 79 numa participação da prova de Estreantes e Novatos em 1980. De acordo com o Jorginho, o Marcelo foi o cara que meteu a mão na graxa durante a aventura.

Pois bem, recebi de alguns amigos dele umas imagens muito legais do tempo em que o Marcelo corria nas motocas. São da década de 80. Boa parte de 1981 e retratam algumas corridas disputadas pelo campeonato gaúcho de Motocross.

Vamos às imagens:

Momento da inauguração da pista de Motocross de Encantado. No grid (não havia gates) estavam motos RX 125, TT 125 e até CG 125! O Marcelo é o primeiro da direita para esquerda, mas aparece meio encoberto por uma pessoa.

Aqui quatro motos prontas para mais uma prova, carregadas em um reboque, no centro de Encantado. Todas eram preparadas pelo Luiz Cláudio Grando. A do Marcelo era a # 71.

Uma sequência mostrando o Marcelo (sempre com o # 71) em meio aos adversários, que na época, além do pessoal de Venâncio Aires, eram os encantadenses...

... Luiz Cláudio Grando, o Paulo Horn (irmão do Júlio Horn, que nos anos 80 correu na Hot-Car e Brasileiro de Marcas), Nédio Bagatini, Renato Abreu e Jorge Moreira (pai do Jorginho Cé Moreira). Todos esses aparecem na imagem acima, nesta ordem, da esquerda para a direita. O Marcelo está na esquerda de camisa branca.

Aqui uma imagem do Marcelo saltando com, ao que parece, uma RX 125 (?!). O senhor de pé, ao lado do pneu é o Seu Joarez, pai de um dos envolvidos nessa história toda.

Finalizando com uma imagem de uma prova de arrancada disputada na cidade.

Legal ver essas imagens. Isso é um exemplo da essência do esporte a motor. Esse amadorismo, o improviso, a vontade de acelerar a qualquer custo.

Me chamou a atenção a quantidade de pessoas assistindo às provas naquele tempo. Não sei se ainda hoje o público comparece. Me lembro de ter assistido uma prova de Motocross uma vez. Isso foi mais ou menos lá por 82 ou 83, no tempo do "Moronguinho". Bah, faz muito tempo...

Valeu, Marcelo! Valeu comparsas!

Nenhum comentário: