domingo, 4 de maio de 2008

Loucos por Velocidade

Me informa o Jorge Cé Moreira, ex-piloto de Encantado, e que já teve uma história contada aqui no Blog, que no último dia 2 de Maio foi lançado o livro "Loucos por Velocidade", do autor Airto Gomes. Rapidamente fui ao google e achei mais informações no site do jornal "O Informativo" lá de Encantado, as quais reproduzo abaixo:

"O livro Loucos por Velocidade do professor aposentado e escritor Airto Francisco Gomes será apresentado e entregue à comunidade local amanhã (02/05). A solenidade de lançamento do título que trata sobre o automobilismo encantadense e gaúcho ocorre a partir das 20h, na Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude. Entre os convidados, está prevista a participação de pilotos e seus familiares. Destaque para a presença de membros da família Pretto que se deslocam do estado do Mato Grosso para prestigiar o evento e do presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, o piloto João Sant’Anna.

Loucos por Velocidade começou a ser editado há cerca de um ano. Conforme Gomes, a obra resgata a história de corridas de automóveis em diferentes modalidades, de 1948 a 2007, evidenciando categorias e entidades ligadas à velocidade. O enredo também aponta as famílias encantadenses Pretto, Cé, Lahude, Zen, Abreu, Mottin, Bagatini, Scatola, entre outras, que, através de seus pilotos, protagonizaram depoimentos e fatos dissertados no livro.

Além disso, o título dá ênfase à participação de pilotos locais em competições mais atuais como Km de Arrancada, Kart, VeloCar, Mil Milhas Brasileiras, Gaúcho de Marcas & Pilotos, 12 Horas de Tarumã, Brasileiro de Marcas, Motocross, Motonáutica. O livro terá uma tiragem inicial de mil volumes. Será composto por 260 páginas, 320 fotografias e 50 histórias de pilotos. Cada exemplar irá custar R$ 25 e estará disponível para comercialização na Tabacaria Encantado.
Abaixo, segue uma imagem do autor.

O pessoal de Encantado realmente está de parabéns. Primeiro por formar tantos taletos do automobilismo gaúcho e brasileiro e depois por valorizar todo esse trabalho. Parabéns ao Airto! Essa obra vai ao encontro do propósito desse Blog. Resgatar e preservar a memória do nosso automobilismo.

Vou dar um jeito de comprar o livro. E depressa...

Um comentário:

Mauricio Morais disse...

Leandro como faço pra adquirir esse livro? Se vc puder fazer a gentileza de comprá-lo e me enviar eu ficaria imensamente agradecido. Me confirme por favor, caso positivo para te passar o valor e meu endereço, ok? Abs.